segunda-feira 21 maio, 2012

Tutorial: Placa de Captura Encore


Este tutorial tem o objetivo de explicar como fazer a conexão de uma Placa de Captura de Vídeo  (Encore PC TURNER PRO) à um equipamento de Vídeo cassete ou DVD. Antes de iniciar a leitura deste texto tenha em mente que a sua placa de captura já estará instalada no slot em seu computador e o software para captura também deverá estar instalado para que você consiga fazer o teste de som/vídeo após o término do tutorial.
Conceitos iniciais:

Para capturar vídeos de outros equipamento utilizando seu computador você precisa entender que são necessários três itens fundamentais:

  • Placa de Som - Geralmente onboard/integrada em sua placa mãe. Caso não saiba o que estou falando, olhe na parte traseira de seu computador e procure onde está ligado o cabo de sua caixa de som. É ali, geralmente possui três saídas (ROSA=microfone, VERDE=saída de som, AZUL=entrada de som).
  • Placa de Captura - Esta placa geralmente é offboard, ou seja, não está integrada na placa mãe de seu computador. Suas saídas são parecidas com uma placa de som, porém possuí saídas de vídeo e algumas vezes entrada para antena de rádio.
  • Equipamentos Externos - Video Cassetes e Aparelhos de DVD possuem saídas de audio e vídeo. A saída de vídeo tem cor AMARELA e as saídas de aúdio são geralmente BRANCO/VERMELHO.

Nota: Neste tutorial estou utilizando uma placa de Captura Encore ENLTV-FM (TV TURNER PRO).

Equipamentos necessários para conectar seu computador ao vídeo cassete:

1. Conector de som com saída dupla (custa menos de 10 reais em qualquer loja de informática/som)

2. Cabo (cabinho) de som entrada/saída macho macho (geralmente fornecido junto com a placa de captura)

3. Cabo de som do Vídeo Cassete (geralmente fornecido junto com o aparelho de Vídeo Cassete)

4. Cabo de vídeo rca entrada/saída macho macho (geralmente fornecido junto com a placa de captura)

5. Sensor do Controle Remoto da Placa de Captura

6. Finalmente o Vídeo Cassete ou o Aparelho de DVD

Passo1: Agora vamos colocar a mão na massa. A primeira coisa a fazer é conectar o cabo do sensor do controle remoto na primeira saída da placa de captura (cor PRATA). Feito isso, seu controle remoto já estará funcionando.

Passo2: Agora conecte um dos lados do cabo de vídeo na saída de vídeo do vídeo cassete (cor AMARELA).

Passo 3: O outro lado deste cabo você deve conectar na entrada de vídeo rca de sua placa de captura (cor AMARELA).

Passo 4: Agora engate o conector de som com saída dupla na saída de som de sua placa de som (cor VERDE). Perceba que a saída de cor azul está inutilizada e se náo tem um microfone em seu computador, a saída de cor rosa também estará inutilizada. Geralmente sua placa de som estará um pouco acima de sua placa de captura de vídeo.

Passo 5: Agora conecte o cabo de sua caixa de som e também o cabinho de som saída/entrada macho... coloque os dois no conector de som com saída dupla. Aproveite e coloque o outro lado do cabinho de som saída/entrada macho em sua placa de captura. Perceba que ele deverá ser conectado na cor VERDE em sua placa de captura.

Passo 6: Agora é moleza. Conecte o cabo de som do vídeo cassete em sua parte traseira (cor BRANCO/VERMELHO).

Passo 7: O outro lado do cabo de som do vídeo cassete deverá ser conectado na cor AZUL em sua placa de captura.

Pronto. Se você seguiu todas essas dicas e estiver com o software de captura ligado na posição A/V com certeza estará vendo o vídeo e ouvindo o som quando colocar uma fita em seu video cassete. Agora é com você, depois de algum treino vai familizarizar-se com reproduções e gravações de vídeos.
Para gravar emissoras de rádio basta colocar o conector da antena no última entrada de sua placa de captura e prender as duas borboletas na parede (com um esparadrapo). Caso contrário as rádio ficarão com chiado.

Resolvi fazer este tutorial porque o manual fornecido pela encore tem problemas ao dizer que o cabinho de som deve ser ligado na saída da placa de captura e entrada da placa de som. Na verdade ele é ligado na saída das duas placas, porém é necessário um conector de dupla saída para que possamos escutar em nossa caixa de som aquilo que vamos gravar.

Veja também o tutorial de instalação do software

Clique aqui e saiba dicas de captura com a ENLTV FM

Escrito originalmente em 30/07/2009

Atualizado em 21/05/2012


44 Comentários

  • PAULO CESAR disse:

    Amigo, parabéns pelo tutorial !!
    Pesquisei muito, e só consegui através do seu !!
    Muito obrigado!!

    Ps. Galera, é só seguir perfeitamente o tutorial !!

  • jose pedro soares filho disse:

    EU TENHO ESSE APARELHO DE CAPTURA DE VIDEO MAS INFELIZMENTE MORO NUMA CIDASDE ONDE SO TEM GENTE TAPADA EM QUESTAO DE INSTALAR E FAZER COM QUE EUM CONSIGA FAZER COM QUE FILMES EM VIDEO CASSETE EU CONSIGA TRANSFORMAR O FILME GRAVADOP EM DVD INCLUSIVE TENHO O VIDEO C ASSETE DE SETE CABEÇAS MARCA SEMP ONDE VI MUITO FILME E TENHO MUITOS FILMES N AQUELES CARTUCHOES QUERIA ESSE TEXTO EM QUE EXPLICA XCOMO SE INSTALA QUEM SABE ENCONTRO ALGUEM QUE POSSA INSTALAR E FAZER FUNCIONAR.

  • Nino disse:

    vc ja verificou se a camera esta selecionada nas configurações

  • Nino disse:

    Ue, mais o cabo P2 P2 não deveria ser ligado da saida verde da placa de captura para a entrada de linha azul do pc, na minha e desse jeito, Nesse tutorial ligaram uma saida em outra saida, ligaram a saida da placa de captura na saida de som do pc

  • Rubén disse:

    Un tutorial muy útil, la clase de frame grabber que yo conozco vienen acompañados de un software de desarrollo mínimo que permite programarlo en cualquier tipo de aplicación.

  • David disse:

    Pessoal
    Tenho uma placa de captura da Avermedia pci express rca , instalei ela e quando coloco uma camera de segurança ela não reconhece a imagem será que tem algo errado ou a camera não é compatível ?

    Alguém poderia me ajuda ?

    Obrigado

  • Ramon disse:

    A MINHA PLACA ESTA TUDO LIGADO, SÓ NÃO CONSIGO GRAVAR OS MEUS VIDEOS DA COMO ERROR FAIL START RECORD, OQUE FAÇO PARA RESOLVER?

  • Marcio disse:

    Ola amigo! por favor pode me explicar se apenas assim consigo gravar, no pc, queria usar apenas pra usar uma camera de segurança, porem ao tentar gravar no pc, aparece que não ha espaço.

  • Francisco disse:

    Não concordo de colocar o caminho na saída da placa de captura e a outra ponta na saída da placa de som do PC, isso não funciona. O manual da encore está correto, tem de ser saída da placa de captura e entrada da plca de som do PC.

  • ola tenho uma placa de captura estalada no pc
    de 4 canal mas nao com sigo visualizar as cameras
    com que eu faço

  • A MINHA PLACA ESTA TUDO LIGADO, SÓ NÃO CONSIGO GRAVAR OS MEUS VIDEOS VHS DA COMO ERROR FAIL START RECORD, OQUE FAÇO PARA RESOLVER, E AINDA TEM UMA, GRAVA OS PROGRAMAS DE TV CERTINHO SÓ DA ESTE ERRO NAS GRAVAÇÕES DE VIDEO

    https://www.facebook.com/RTICOS

    https://www.facebook.com/pages/ORDEM-Evang%C3%A9lica-cabepec/1500050170218458

  • giovanni disse:

    Amigo, não sei se a outra mensagem foi, mas o que preciso de sua ajuda, pois meu receptor de antena fica num canto da casa que não tem como usar o controle, quero é fazer uma cabo pra ligar na placa de captura do controle, mas não sei onde ligo, pode me ajudar?

  • giovanni disse:

    Caro Cleibson, voce pode me ajudar à fazer um cabo de sensor de controle, que eu possa ligar á um receptor de antena? Tenho o aparelho num canto onde não tem como funcionar o controle, gstaria de ligar um extensor na placa de captura, onde ligo?

  • Luciana Ortolani disse:

    Ola Cleibson, estou com problemas no audio, só q minha placa é encore ENLTV-FM3, muda algumas coisas, então esse tutorial maravilhoso não me ajuda ( q raiva...kkkk), já tentei tudo, e pelo seu tutorial e outras pesquisas teoricamente esta tudo ligado corretamente, mas.......não saí audio, caso vc não saiba nada desta versão de placa, será q vc saberia algum tutorial?
    Obrigada
    Luciana

  • angelita disse:

    Oi, pode me ajudar por favor, o controle remoto da minha placa não funciona, ta tudo conectado certo, mas não funciona, só funcionou a primeira vez que instalei depois acabou. O que eu devo fazer?. Agradeço desde já sua atenção.

    • Cleibson Almeida disse:

      Angelita, veja se não é a pilha. Se não for,pode ser mal contato da pilha com aqueles araminhos que fazem o contato dela dentro do compartimento de pilhas.

  • airton disse:

    Otimas explicaçóes valeu mesmo!!!!!!!!!!!!

  • Claudir disse:

    Olá, Cleibson,
    Comprei a placa encore enltv-fm, veio c/o driver de instalação e o manual em espanhol. Procedi de acordo com as
    instruções dadas por vc., entretanto, não consigo captar o
    a imagem nem o audio da fita vhs, será que precisa um programa
    para esse procedimento?.Caso seja necessário o software me passe os dados.
    Cordialmente,
    Claudir

    • Cleibson Almeida disse:

      Claudir, esse tutorial já tem alguns anos. Vou revisá-lo para ver se tem alguma atualização na placa, que apesar de antiga é uma das melhores de baixo custo.

  • silvio'S. disse:

    oi cleibson, li uma pergunta dum cara que ouvia o som, etc,,etc, mas o som não gravava...li sua resposta , sei que vc entende demais, porem acho (acho) pela minha pratica que o problema ta na captura mesmo, ou seja: som mono e som estereo, entende? analisa ai e depois me fala. eu ja tive este problema, mas nem lembro mais ao certo, mas seria mono ou estereo.

    • Cleibson Almeida disse:

      Silvio, geralmente DVD é stereo e VHS é mono quando se faz a compilação de audio/video. Somente sou curioso, entende demais foi cortesia da tua parte. Valeu

  • Patrick disse:

    bom ,gostei do tutorial ,bem explicado ,só que eu tenho uma duvida ,sem aquele plug de duas entradas nao tem como sair o audio ? ... pq eu to tentando ver uns video conectando na plcaca uma camera das antigas que tem fitas vhs ,mais só aparece a imagem ,e o som nao !!

  • André R.D. disse:

    Existe a possibilidade de com 2 placas ENLTV-FM3 numa mesma maquina gravar 2 canais diferntes ao mesmo tempo???

    • Cleibson Almeida disse:

      Não. Você pode ter 2 computadores com placas de captura e fazer o que quer. A tua ideia é boa, mas teria que ter 2 placas de som e por aí vai... Faça o básico e seja feliz.

  • rodrigo silva disse:

    como ligo um aparelho da skay na minha placa de captura

    • Cleibson Almeida disse:

      Oi Rodrigo.
      Tem como ligar tv a cabo sim. Para isso, você precisa clonar o sinal da TV para o seu PC. No meu caso eu usei um adptador de cabo RCA com 1 entrada e 2 saídas. Uma saída sai do decoder e vai para a TV e a outra sai do decoder e vai para o PC. O controle dos canais fica normal pelo decoder, caso você queira clonar o controle remoto você vai precisar de um adaptador para clonar o sinal do controle e isso você encontra em qualquer loja de eletrônica.

  • luis Ricardo disse:

    Olá Cleibson, o meu problema é que gravo no PC formato DVD quando passo para o disco o meu DVD está lendo só alguns minutos o que pode esta acontecendo,até usei o format factory e transformei para AVI mas o problema persiste. o que devo fazer?

  • Erica disse:

    Boa, tarde. Fiz as conecções conforme o explicado, só que na minha placa de tv não tem a saída azul para ligar o cabinho macho/macho. Retirei o cabinho e liguei o cabo de som direto na conexão de dupla saída na placa de som, daí o som saiu, só que não saiu o som na gravação. O que faço? Obrigada.

    • Cleibson Almeida disse:

      oi érica.
      sua placa de captura é o modelo que apresentei no turorial?
      se for, o problema provavelmente está na configuração. para isso, acesse o software que você vai usar para capturar e configure as entradas e saídas de som.

  • José disse:

    concertei os cabos, so que continua gravando sem som, a reprodução do video cassete sai normal, durante a gravação tambem, so que depois que grava, na hora de reproduzir não sai som.
    Como faço para conseguir o audio na gravação.?

  • José disse:

    Não consigo reproduzir o som nas gravações, quando coloco pra gravar o som aparece normalmente, so que não sai nas gravações.

    • Cleibson Almeida disse:

      Oi José.
      Provavelmente, você deve estar com algum cabo invertido. Verifique se os cabos que de som estão ligados corretamente na saída e entrada de som!

  • Juliana Abreu disse:

    Ótimo tutorial. A dica da ligação dos cabos de som fantástica.
    Obrigada.

  • Cezar Sousa disse:

    Ótimo tutorial, comprei uma dessas esses dias e num fasia a minima ideia de como ligala corretamete.

  • Cleibson disse:

    Obrigado pela visita!

  • Ronaldo disse:

    Lembrando minha placa de captura é ENLTV-FM
    Baixei o driver no site do fabricante.
    Obrigado...

  • Ronaldo disse:

    Muito obrigado amigo.
    estava quebrando a cabeça, e nada de conseguir colocar o som para funcionar. com sua dica, vou fácil demais.
    se alguém tiver alguma dúvida, só seguir esse tutorial
    não tem erro.

  • cristiano disse:

    ola muito obrigado pois foi muito util post..


Trackbacks e Pingbacks

Deixe um Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *