domingo 18 maio, 2008

Programador versus Designer


 Tenho batido de frente com uma antiga discussão que envolve programadores e designers principalmente quando se trata de produção para internet. A questão em jogo é saber o quanto um designer pode ser programador e vice-versa.

 

Quando falo de produção para internet estou referindo minhas atenções para a produção de websites, sistemas comercias que funcionam remotamente e todo o contexto tecnológico envolvido na web.

O programador tem como função básica criar o banco de dados, desenvolver o sistema e testar a segurança da aplicação. O designer por sua vez cria a identidade visual do projeto, define o posicionamento dos elementos na tela e faz a criação gráfica do projeto.

O que estou vendo acontecer e muito são universidades e escolas forçando a barra para angariar novos alunos com a proposta "a única escola capaz de formar profissionais programadores/designers em uma única formação". Na minha opinião isso não existe. A questão de ser programador ou designer está na personalidade de cada um e eu particularmente não conheço nenhuma pessoa que é extremamente boa nas duas formações.

Falando em personalidade pode-se perceber que o designer geralmente é mais comunicativo, criativo e socegado. O programador por sua vez é mais introspectivo, objetivo e ansioso. Perceba as pessoas em sua volta e vai ver que não estou errado nessas palavras, é a pura realidade. Agora imaginem uma única pessoa com todos esses traços de personalidade e irão perceber que não tem como alguém ser comunicativo e introspectivo ao mesmo tempo, concordam?

Porque estou escrevendo isso?

Pelo simples fato de muitas escolas/universidades fazerem essa propaganda enganosa. Isso não existe!

E escrevi tudo isso acima para que ninguém caia nesse golpe. Se você quer ser bom em alguma das duas áreas decida-se começando pela sua personalidade.


Veja também...


Catálogo de cursos tecnológicos
Catálogo de cursos tecnológicos
Educação

2 Comentários


Trackbacks e Pingbacks

Deixe um Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *