sexta-feira 02 janeiro, 2009

O fim dos "Flecha"


Não sou busólogo e estou muito longe disso. Mas fiquei muito triste quando encontrei comentários na internet sobre a tal reestruturação da Viação Cometa dizendo que irão acabar com o "Flecha" e o "Estrelão". Se não me engano os "Dinossauros" já foram extintos da frota.
Esses ônibus me lembram coisas boas que aconteceram na minha vida. Lembro-me das viagens SP-Soracaba que fazia com meu pai no ínicio dos anos 90, tudo bem que meu avô estava muito doente mas o meu prazer era entrar dentro de um ônibus desses. Aquele ar misterioso que os "Dinossauros" deixavam no ar faziam com que cada viagem fosse aproveitada ao seu máximo na ida e na volta. Lembranças do Terminal Barra Funda...
Quando vim pra Curitiba há 9 anos comecei a fazer o roteiro Curitiba-SP e aí conheci os "Flechas", um modelo imponente e respeitado na estrada. Infelizmente nunca viajei no "Estrelão", mas o prazer de viajar pela Cometa ainda poderá me proporcionar este momento se a tal reestruturação não der fim neles. Ultimamente tenho viajado pouco, mas sempre dou prioridade para a Cometa.
As pessoas pensam que o Flecha e o Estrelão são ônibus velhos da década de 60 por causa de sua aparência externa, mas não são (é uma marca característica da CMA). Esses ônibus devem ter mais ou menos 10 anos de uso e quem gosta de viajar sabe que essas máquinas andam muito. Na Régis Bittencourt eles só andam na mão esquerda (trechos duplicados) e só são ultrapassados por caminhotes e alguns carros 2.0. Para quem faz o roteiro SP-Curitiba faça um teste, compare o tempo de viagem entre a Cometa e a Itapemirim (vai ver que a Cometa chega ao destino cerca de 40min a 1 hora antes).
Em resumo, os ônibus fabricados pela CMA são muito charmosos e enquanto existirem eu continuarei viajando neles. Esses ônibus produzidos pela CMA para a Viação Cometa são como os Renault Twingo, são estilosos, todos acham que não presta, tem aparência diferente da maioria...mas depois que você conhecer um, vai perceber que alguma coisa ali é diferente. Não sou contra a reestruturação da empresa, mas sou a favor que deixem esses modelos em funcionamento (pelo menos 1 por linha) porque deve ter muita gente que pensa como eu. Vai doer ver essas feras das estradas em mãos de empresas de transporte clandestino.E um deles (Flecha Azul) eu já vi que está na frota da UFPR...não gostei, ele é muito mais charmoso com o uniforme da Cometa e se for o estilo anterior ao atual, melhor.Viação Cometa- Ciferal Dinossauro
Ciferal Dinossauro - Nesse eu viajava com meu pai. Até eu pensava que era ônibus antigo por influência de filmes americanos que retratam modelos parecidos.

Viação Cometa- CMA Estrelão
CMA Cometa 2 (Estrelão) - Este ainda não conheço (só por foto). Mas se continuar em circulação, um dia talvez.

Viação Cometa- CMA Flecha V
CMA Flecha Azul V - Neste eu já viajei bastante... nunca fiz uma contagem, mas foram mais de 100.

Viação Cometa- Marcopolo Paradiso
Marcopolo Paradiso - Este é o queredinho do momento. Já viajei nele e a impressão é de que você está viajando por outra empresa qualquer (não a V. Cometa). Se a Viação Cometa é um MITO, tenho certeza que não é por causa desse modelo.

Nota: As fotos foram coletados de outros sites na internet, não tenho o nome dos autores. Se alguém sober pode escrever um comentário que terei o maior prazer em deixar os créditos.


6 Comentários


Trackbacks e Pingbacks

Deixe um Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *