domingo 14 junho, 2009

Formação 5-3-2 no OFM


O 5-3-2 é uma fomação tática com cinco jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo e dois jogadores no ataque. Esta formação é muito defensiva e é adequada para times com qualidade geral baixa.

É um dos esquemas mais defensivos usados atualmente no futebol real. Ainda não é adotado com muita freqüencia, mas certas equipes utilizam-no em algumas situações de jogo. O 3-5-2, por exemplo, pode ser facilmente modificado para um 5-3-2, recuando-se apenas os 2 alas.

No OFM temos duas opções para o 5-3-2. No primeiro caso (figura 1) joga-se quase sempre com 1 líbero (no OFM deve ser utilizado um zagueiro que tenha boa qualidade ofensiva), seguido por uma linha de 2 zagueiros centrais, 2 laterais, 1 volante à frente da zaga, 2 meias, 1 atacante um pouco recuado e 1 fixo na frente. Defensivamente, o esquema possibilita uma boa retranca, mas os atacantes tendem a ficar isolados e fáceis de serem marcados. Normalmente, os times que utilizam esse esquema tático fazem uso de lançamentos em profundidade ou, por vezes, até mesmo simples chutões da defesa para frente, a chamada “ligação direta” com a linha de frente.

Figura 1

Uma segunda alternativa (figura2) mantém o libero e a linha de defesa com os laterais, porém a linha de meio campo ficará composta por três meio-campistas com função de ligação ao ataque e dois atacantes fixos para tentar marcar gols.

Figura 2

Vantagens da formação:

1- A defesa ficará muito bem postada e poderá ter algum bom resultado quando jogar contra times mais fortes que o seu.

2- Caso seus jogadores não tenha boa qualidade em nenhuma das posições, esta formação é ideal pois o adversário terá menor chance de fazer gols em você.

3- Se tiver dois bons atacantes terá alguma chance de vencer seus adversários jogando em contra-ataque e avançando seus laterais. Não esqueça de colocar seus zagueiros com maior força de ataque nas laterais.

Desvantagens da formação:

1- Esta tática é contra indicada para times com bons meio-campistas. Quando tiver um meio campo no mínimo razoável escolha uma tática mais equilibrada (defesa-ataque) para tentar vencer os jogos.

2-Se você tem atacantes muito ruins, utilize outra tática com apenas 1 atacante. Isso vai dar maior poder defensivo ao teu time e a chance de perder um jogo será menor.

3- Não utilize esta formação contra um adversário frágil. Neste caso, se jogar no 5-3-2 irá ter menor chance de somar pontos contra os fracos.


Veja também...


Formação 3-5-2 no OFM
Formação 3-5-2 no OFM
game
Formação 4-3-3 no OFM
Formação 4-3-3 no OFM
game

Ainda não há comentários, deixe um agora!

Deixe um Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *